O relatório documenta e analisa a evolução do mercado mundial de livros electrónicos em língua espanhola em 2021, incluindo dados detalhados sobre todo o mercado de livros digitais e de acordo com o modelo de negócio: vendas por unidade, empréstimo de bibliotecas e assinatura em detalhe global e país por país.

Também analisamos e publicamos informações específicas sobre classificações temáticas, o peso das vendas por idade de publicação e a classificação temática em língua espanhola globalmente e em detalhe para cada país.

Para além de todos estes dados estatísticos representativos e relevantes, dedicamos uma secção à análise do preço médio de venda dos livros digitais nas classificações temáticas mais vendidas e à análise do preço de venda por país.

Nesta edição apresentamos dados da nossa aplicação de leitura e áudio Aldiko, podemos observar algumas tendências de consumo. Neste relatório partilhamos duas tendências: (1) nos países de língua espanhola, onde temos uma base de utilizadores activa de 300.000 pessoas, entre 94% -98% das leituras ocorrem no sistema operativo Android e (2) observamos que o tempo médio de leitura por utilizador por mês na aplicação é entre 3 e 4 horas.

2021 tem sido um ano de consolidação para o mercado do livro digital em língua espanhola. Após o crescimento excepcional em 2020, este ano o mercado permaneceu estável, de modo que o crescimento acumulado no período de dois anos 2019-2021 foi de 36% em geral e 43% em Espanha, e a taxa de crescimento anual composta (CAGR) para o mesmo período foi de 16,7% em geral e 19,5% em Espanha. Dadas as circunstâncias excepcionais em 2020, decorrentes da pandemia COVID-19 e dos sucessivos confinamentos, é importante avaliar o crescimento cumulativo e composto para determinar com mais certeza a tendência do mercado digital.

Descarregar o relatório